Comece a meditar agora mesmo!
Se você chegou até aqui é porque se interessou em buscar um método diferente para reduzir seu estresse e ansiedade do dia a dia.
Parabéns, a meditação irá lhe ajudar nessa jornada!
Siga as instruções abaixo e comece agora mesmo.
Caso fique alguma dúvida, não deixe de nos contatar no Whatsapp (32) 9 9100-1012.
E se quiser se aprofundar, não deixe de assistir a uma de nossas aulas.
Prepare-se
Antes de começar
- Procure um local quieto e com boa luminosidade. Esse local deve evitar distrações e estar limpo;
- Sente-se em uma postura confortável, o mais importante é manter sua coluna ereta, mas sem tensão; feche os olhos suavemente e posicione as mãos sobre o colo;
- Não comece a meditar imediatamente, reserve alguns momentos para verificar e relaxar em sua postura de meditação;
- Comece com 5 a 10 minutos e vá aumentando conforme sua experiência for aumentando;
- Comece sempre gerando um desejo positivo de beneficiar a si e aos outros por meio da sua meditação;
- Ao final, antes de finalizar sua meditação, lembre-se de dedicar a energia positiva que você acumulou (ou mérito) para que todos possam experienciar paz mental;
- Deixe que a experiência obtida na meditação permeie toda a sua vida entre as meditações e aos poucos comece a construir uma rotina de meditação;
- Pratique sempre de forma leve, suave e alegre, sem ansiedade.
E Então Medite
Comece com uma meditação respiratória
Recomendamos que você inicie com uma meditação respiratória simples.
Nela, você irá se concentrar no fluxo de sua respiração e interromper suas distrações.
No início sua mente irá parecer muito ocupada, porém, resista a tentação de seguir seus pensamentos e reposicione sua mente para a sensação da respiração.
Seu trabalho será reposicionar sua mente até que ela se torne clara, com uma sensação de paz interior.
Siga as instruções do vídeo e desfrute.
Mais meditações
Living Meditation
Experimente a paz mental que vem de uma prática regular de meditação.
A meditação respiratória acima, pertence a coleção Living Meditation. Ela oferece uma introdução fácil de ser compreendida à meditação, oferecendo um guia, apto para todos os níveis, para desenvolver e aprofundar sua prática.
Com ela aprendemos meditações para relaxar o corpo e a mente, encontrar paz interior, alcançar clareza mental e desenvolver uma atitude bondosa e compassiva em relação aos outros.
Você também pode fazer as outras meditações desta sessão.
Mais informações sobre a coleção Living Meditation podem ser obtidas no site da editora Tharpa.
O propósito da meditação é tornar nossa mente calma e serena.
Se nossa mente estiver em paz, ficaremos livres de preocupações e de ansiedade mental e sentiremos verdadeira felicidade e descontração. Mas se nossa mente não estiver em paz, será muito difícil nos sentirmos felizes e descontraídos, ainda que estejamos vivendo nas melhores condições.
Se treinarmos em meditação, nossa mente se tornará cada vez mais serena e desfrutaremos de uma forma cada vez mais pura de felicidade.
Finalmente, conseguiremos nos manter felizes e positivos o tempo todo, até nas circunstâncias mais difíceis.
Perguntas frequentes
Algumas dúvidas respondidas por Venerável Geshe Kelsang Gyatso no livreto de relaxamento:
Quando medito, minha mente parece se tornar ainda mais ocupada!
No início da meditação sua mente está muito ocupada e isso pode levá-lo a pensar que a meditação está agravando essa agitação mental. Na realidade, você está apenas tomando consciência do estado em que sua mente se encontra. Praticando meditação pacientemente, aos poucos você poderá acalmar essa agitação mental e encontrar verdadeira paz mental.
Algumas vezes, sinto sono durante a meditação.
Se isso acontecer, primeiro tente reforçar um pouco sua concentração. Se isso não funcionar, deixe entrar mais luz pelas pálpebras. Se isso também não funcionar, suspenda temporariamente a meditação, abra os olhos e olhe ao redor do quarto, de preferência para objetos brilhantes ou para a luz do sol. Quando sua mente ficar mais alerta, retome a meditação.
Nem bem encontro o objeto de meditação, eu o perco!
Treinar a mente a reter um objeto como a respiração é agir como uma mãe que ensina seu bebê a segurar uma bola. No começo, quando a mãe estende a bola para o bebê, ele a deixa cair. Mas se a mãe persistir, aos poucos a mão do bebê se fortalecerá e, por fim, ele será capaz de segurar a bola com firmeza.
Da mesma maneira, quando começamos a meditar, a mente rapidamente solta seu objeto e pensa em outro assunto. A chave de uma meditação bem-sucedida é tomar consciência desse fato sempre que ele ocorrer e imediatamente lembrar-se do objeto de meditação. Por fim, pela força da familiaridade, a mente vai adquirir uma firme retenção do objeto.
Eu gosto de meditar, mas assim que a meditação acaba minha experiência desaparece.
A meditação não termina quando deixamos nossa almofada. Num sentido mais amplo, meditar é familiarizar nossa mente com um objeto positivo, e isso pode ser feito o tempo todo.
Antes de acabar uma sessão de meditação devemos gerar a determinação de não perder a experiência de paz interior que obtivemos. Mesmo que enfraqueça, se a relembrarmos periodicamente, vamos nos familiarizar e conseguir mantê-la por mais tempo. Por fim, sentiremos paz dia e noite.